Bio Caboclo
SEVERINO JOSÉ DE SOUZA – POETA BIO CABOCLO
22/10/1959 – 13/02/2022
Mestre da Cultura Popular
Ex-Vereador de Lagoa de Itaenga/PE (2021-2022)
Repentista, mestre do maracatu rural e do coco de roda, aos 18 anos iniciou a carreira artística como violeiro. Filho de José Francisco de Souza (Zé Caboclo) e Josefa Madalena da Conceição, herdou do seu pai o Dom e o apelido "Caboclo", Passando a ser conhecido popularmente por Bio Caboclo. Natural de Glória do Goitá, consolidou sua carreira em Lagoa de Itaenga (município onde residia e o coco de roda do poeta se tornou uma tradição nos festejos juninos). Ingressou na vida política e foi eleito vereador na cidade de Lagoa de Itaenga, pelo MDB, para o cargo letivo de 2021 - 2024. Faleceu em 13 de fevereiro de 2022, aos 62 anos. Foi um ícone da cultura popular pernambucana, reconhecido por sua paixão e dedicação as manifestações da cultura popular, como violeiro, mestre de maracatu e do coco de roda. Tornou-se a principal referência na Zona da Mata Norte do estado para cultura de tradição.
Trajetória na Cultura Popular
· Desde a infância, trilhou sua vida nas tradições de raiz. Foi pioneiro e Mestre em diversas manifestações:
o Violeiro e Poeta: Atuante na cena cultural, promoveu a cultura popular regional, realizou oito festivais de violeiros em Lagoa de Itaenga, PE entre o fim da década de 90 e início dos anos 2000. Sua maior paixão era a criação de versos de improviso, um talento autodidata. Iniciou sua vida nos palcos como cantador de viola e realizou incontáveis apresentações em programas de rádios, festivais e festejos.
Mestre de Maracatu Rural: Como Mestre de maracatu rural, teve sua carreira consagrada com várias sambadas, com os mestres mais renomados do seguimento, tornando-se referência na região, sendo um dos, mais aguardo pelo público nas apresentações em palanques, passou também ser considerado o carrasco das sambadas, por ser destemido, cantar de improviso não dando chance para os adversários. Gravou 04 CD’s de maracatu, em sua carreira como mestre passou por diversos maracatus entre eles, Leão Africano/Carpina, Leão da Serra/Lagoa de Itaenga-PE, Pavão Dourado/Feira Nova-PE, Cambinda Dourada/Camaragibe-PE, Águia Dourada/Glória do Goitá-PE, Leão das Cordilheiras, PE, Leão da Floresta/L. Itaenga-PE, Leão vencedor/Carpina-PE, Pantera Nova/Araçoiaba/PE, Estrela Dourada/Buenos Aires-PE... Nos desafios de sambada, chamados de pé de parede ou sambada de maracatu, sambou com os mestres: Biu da barra, José Demésio, Canário Avoador, Antônio Pedro, Xexéu do norte, Dedinha de Nazaré, Juruti, João Paulo, António Roberto, Reginaldo Silva.
o Mestre de Coco de Roda: Como Mestre no coco de roda o poeta tornou a manifestação cultural na mais expressiva atividade cultural da cidade de Lagoa de Itaenga, Interior de Pernambuco, tornando a cidade referencia na região do coco de roda. Formou o Grupo Cultural Caboclo, englobando o coco de roda, o maracatu rural, a cantoria de viola e a ciranda. Gravou 12 CDs de coco de roda, e 02 DVDs de coco de roda. Foi o idealizador da maior roda de coco de roda do Brasil e fundador do Grupo Cultural Caboclo. Seu trabalho cultural contribuiu para elevar a cidade de Lagoa de Itaenga a Capital Estadual do Coco de roda.
o Falecimento: Morreu em 13 de fevereiro de 2022, aos 62 anos, em decorrência de problemas de saúde.
· Tributos: Seu legado continua sendo celebrado.
o O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) realizou tributos em sua memória, 2022.
o A Lei 15.389, de 13 de outubro de 2014, que institui o município de Lagoa de Itaenga como Capital Estadual do Coco de roda, menciona o tradicional coco de roda do Mestre Bio Caboclo.
Em janeiro de 2024, foi inaugurado um busto em sua homenagem na Praça Zé Caboclo (nome do seu pai) na Comunidade Nova Itaenga, em Lagoa de Itaenga.
o O Festival Canaviolas foi realizado em tributo ao Poeta Bio Caboclo na praça Maria Aurora, Lagoa de Itaenga/PE. 16 de dezembro de 2022.
o Foi homenageado no Carnaval de 2024 em duas cidades pernambucanas, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga.
Acervo Audiovisual e Discográfico
Mestre Bio Caboclo, como um dos maiores nomes do coco de roda, do maracatu rual e da cantoria de viola em Pernambuco, construiu com um vasto acervo.
· CDs de Coco de Roda: O Mestre gravou um total de 12 CDs de coco de roda.
o Exemplos de volumes conhecidos incluem o Coco de Roda Vol. 2 e o Coco de Roda Vol. 3 ("Celebrando São João"), que contêm versos 100% improvisados.
· DVDs de Coco de Roda: Gravou 2 DVDs de coco de roda.
· Gêneros Musicais: Seu repertório gravado abrange o coco de roda, as cantigas de viola (repentes e emboladas) e o maracatu rural.
· YouTube: Seu trabalho está disponível em canais de cultura popular, com vídeos de cantoria de viola e dos diversos volumes de seus CDs de coco de roda (como o Canal Grupo Cultural Caboclo).

Comentários
Postar um comentário